A ZMM possui 22 direitos minerários, entre os municípios de Amparo da Serra e Ubá, na região da Zona da Mata mineira.
A primeira fase de extração do minério de ferro iniciou-se em São Pedro, localidade rural na divisa dos municípios de Teixeiras e Pedra do Anta. Nela estão implantadas duas unidades de tratamento mineral (uma a úmido, em Teixeiras; e outra a seco, em Pedra do Anta), com capacidade produtiva de 300 mil toneladas/ano cada uma.
Geologa pela UERJ, com MBA pela Fundação Dom Cabral e mestrado em economia mineral pela UFRJ. Especialista em avaliação de recursos e reservas, geoestatistica e avaliação econômica de projetos minerais, com atuação em mineração e exploração mineral.
Em sua carreira já atuou em cargos técnicos especializados e alta gerência em empresas como Vale, MMX, AngloAmerican e Bemisa. Também trabalhou como consultora para Tata Steel, Grupo GP Investmentos, Grupo Opportunity, Credit Suisse, Mineração Caraíba, TechCominco, dentre outras.
Engenheiro pela UFOP, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, possui larga experiência em mineração implantando e desenvolvendo nos últimos 10 anos mais de 5 projetos minerais em diversas regiões do Brasil.
Experiência prévia em cargos de liderança e alta gerência em companhias como Vale, Votorantin,MMX, AngloAmerican e Bemisa.
Sempre atuou com foco no desenvolvimento de negócios minerários e melhorias na operação de plantas de beneficiamento e qualidade do produto.
A ZMM acredita nas pessoas e no conhecimento que eles trazem para o desenvolvimento dos negócios e da inovação.
Conheça mais do time ZMM:
Israel Lana da Silva trabalha na TSL, empresa parceira da ZMM, e atualmente faz parte da grande família ZMM. Ele conta que trabalhar na mineradora tem sido uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Estou passando a entender mais as coisas. Eu não tinha experiência quando comecei a trabalhar aqui, com poucos dias fiquei bom. Agora passei a trabalhar como lavador, não sabia, mas já estou aprendendo, cada dia estou aprendendo mais”.
Alice de Freitas Oliveira está na ZMM desde o início das operações. Ela trabalha atualmente na TSL, empresa parceira da mineradora, onde atua como auxiliar de departamento pessoal. Alice conta que sua experiência na ZMM tem proporcionado a ela um grande desenvolvimento pessoal. “O que eu mais enfatizo é a comunicação. Eu era muito fechada, muito tímida. Aqui, por ter que lidar com muita gente, tenho desenvolvido mais a questão de me comunicar melhor”.
Taciana Vieira Batista é técnica em segurança do trabalho na ZMM. Demonstrando muita satisfação em fazer parte da empresa, ela conta que sempre almejou trabalhar na área de mineração e que o emprego tem contribuído muito para o seu crescimento profissional. Taciana ainda destaca o convívio com a equipe como mais um ponto positivo. “O pessoal é muito acolhedor, preocupa, cuida da gente. Aqui é um ambiente muito gostoso e aconchegante para trabalhar”.
Rayfon Alexandre Perpétuo iniciou seu trabalho na ZMM como operador I, mas subiu de cargo e hoje atua como operador mantenedor, o que, para ele, foi um dos momentos mais marcantes ao longo de sua trajetória dentro da empresa. Rayfon, que sonha em fazer uma faculdade na área da saúde, vê na mineradora um caminho. “A ZMM dá oportunidade para a pessoa crescer, ou seja, se eu quero fazer tal curso, ela me ajuda a chegar a esse objetivo”.
Claudemir de Araújo Silva é natural de Ponte Nova e trabalha como soldador na ZMM. Ele conta que sua experiência na empresa tem sido de muito aprendizado. “A cada dia, eu tenho visto coisas novas na área de mineração. Não que eu seja um novato, já trabalhei na área por cinco anos, mas a gente sempre vai aprendendo alguma coisa nova”.
Fábio Eustáquio da Silva é auxiliar de laboratório na ZMM. Com mais de 20 anos de experiência no ramo da mineração, ele conta que conheceu a mineradora em 2017, quando ainda trabalhava em outra empresa. Hoje, como parte do time de colaboradores, destaca que tem sido uma experiência marcante participar do crescimento da empresa. “Amanhã ou depois, vou poder falar que eu fiz parte do início de tudo isso, do sucesso da ZMM. Isso fica marcado, a gente vai levar para sempre”.
Amanda Ferreira Teixeira, moradora de Teixeiras, é auxiliar de laboratório na ZMM. A jovem, que encontrou na mineradora sua primeira oportunidade de emprego, conta que o que mais gosta na empresa é o aprendizado diário. Ela revela que gosta de passar o tempo livre com a família e os amigos, e já demonstra muita determinação e força de vontade na carreira profissional. “Eu quero estar sempre evoluindo, crescendo, tendo meus objetivos alcançados”.
Rafael de Oliveira Magalhães, morador de São Miguel do Anta, atua como técnico de planejamento na ZMM. Para ele, o trabalho na empresa, além de possibilitar que esteja mais perto da família, tem trazido novas oportunidades e proporcionado ainda mais crescimento profissional. “Cada recorde quebrado, cada meta atingida, é uma satisfação enorme. Eu estou cada dia mais feliz com essas metas, esses objetivos. Então não para por aí, não. A gente está evoluindo junto com a planta”.
Daniel Patrício de Jesus, nascido e criado em Pedra do Anta, é operador I na ZMM. Um dos colaboradores mais jovens da empresa, Rafael conta que tem aprendido muito na função e no convívio com os colegas de trabalho. Sobre suas expectativas para o futuro, ele destaca: “Eu penso em crescer na ZMM. A empresa é nova e eu também. Então, só penso em crescer profissionalmente na empresa e também com a empresa. Este é o meu objetivo, de crescer junto com a ZMM”.
Gilberto Elias Delfino é técnico em mineração, engenheiro de produção e, atualmente, supervisor de logística na ZMM. Integrante da empresa desde sua fundação, ele aponta que um dos benefícios do trabalho na mineradora é poder passar mais tempo com a família e o pai, seus grandes motivadores na vida pessoal. Sobre o futuro da empresa, Gilberto é otimista. “Tem uma cidade e muita gente envolvida, é uma área que tende a crescer, gerando oportunidades para mim e para todos”.
Orlando Carlos Pereira Júnior, morador de Teixeiras, é almoxarife na ZMM. Antes da mineradora, ele trabalhava com a venda de animais: leilão de cavalos. Ele conta que está gostando da nova área de atuação e sonha em crescer dentro da empresa.
“É uma área que vai ajudar muito no crescimento da cidade”, diz. Orlando também estuda e vai concluir o curso de engenharia civil no fim deste ano.